A contabilidade consultiva como aliada para a saúde do negócio

Há poucos dias atrás estive em uma reunião de negócios com um empresário de São Paulo do setor de restaurantes para falar sobre a contabilidade consultiva. Na conversa, fiz uma pergunta que deixou o meu interlocutor curioso: você já falou bem do seu contador? A reação do sócio do restaurante, a princípio, foi de surpresa pela indagação. Alguns segundos depois, já refletindo sobre a minha questão, ele entendeu o porquê da minha pergunta.

Muitos empresários e empreendedores no Brasil enxergam a contabilidade apenas como uma conformidade, um mal necessário. Além disso, o mercado está acostumado a procurar pela ajuda do contador apenas para resolver problemas que já aconteceram, ao invés de contar com a expertise do profissional para evitar que problemas aconteçam. Afinal, é o contador quem detém todas as informações financeiras e fiscais de uma empresa, portanto, ele é o profissional certo para analisar e antecipar situações que podem prejudicar a sustentabilidade de um negócio.

Nós acreditamos em um perfil diferente de contabilidade, a contabilidade consultiva. A forma de atuação se assemelha a de um médico: zelar pela a saúde do negócio. A partir da análise de dados, o contador deve trabalhar para evitar que qualquer problema aconteça e entregar a solução certa para prevenir uma situação prejudicial para os donos de empresas. No nosso modelo, a figura do contador atua muito próxima do cliente, e as interações são extremamente estratégicas para que haja um acompanhamento assíduo dos resultados de forma racional e planejada.

Para que o nosso propósito se tornasse realidade, adotamos a plataforma da Nucont para oferecer ao mercado uma forma didática e visual de toda a saúde contábil, financeira e fiscal de uma empresa. Por meio de dashboards gráficos e indicadores inteligentes, estamos tornando a contabilidade transparente para atuarmos como facilitadores da operação dos nossos clientes num modelo livre de burocracia.

 

Veja como funciona, na prática, a contabilidade consultiva:

No vídeo abaixo, apresento de forma breve um exemplo de como trabalhar os dados a favor de negócio do cliente:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp