Black Friday: Você sabe o custo do seu produto?

Antes de lançar uma promoção para aproveitar a onda da Black Friday, você precisa saber se o valor do produto está precificado corretamente. Você já fez essa conta?

 

O sucesso de vendas na Black Friday vai depender exclusivamente de um bom planejamento da comercialização do produto ou serviço, incluindo todos os cálculos que envolvem o valor da mercadoria e o custo da operação.

 

Sem dúvida, todo empresário enxerga a Black Friday como uma oportunidade de elevar o faturamento e se aproximar dos clientes promovendo descontos maiores. Entretanto, para oferecer bonificações como cashback, frete grátis e pontos de fidelidades deve-se levar em conta a carga tributária de cada produto ou serviço.

 

Por exemplo, no caso do frete, além da modalidade dele é necessário checar se os produtos estão sujeitos à substituição tributária, por detalhes como: Código Especificador da Substituição Tributária (CEST), Margem de Valor Agregado (MVA) e o Fundo de Combate À Pobreza (FCP), bem como, convênios, protocolos e alíquotas praticadas nos âmbitos estaduais e interestaduais. Ou seja, tome bastante cuidado no cálculo, no recolhimento e na escrituração de Diferencial de Alíquotas (DIFAL) no destinatário.

 

Além disso, é importante avaliar se a empresa está apta a absorver a quantidade estimada de novos clientes para o período da Black Friday, e assim manter a reputação em relação à qualidade dos produtos e entrega dos serviços. A empresa precisa ter clareza dos custos e despesas para que esse momento não se torne um pesadelo e não prejudique o fluxo de caixa do negócio. Para ter uma boa experiência na Black Friday é necessário entender seu momento e trabalhar em planejamento detalhado.

 

Checklist para ter sucesso na Black Friday:

 

A dica é: manter-se sempre informado a respeito da tributação no Brasil e no mundo, planejar cada nova comercialização incluindo todos os cálculos que envolvem um produto e/ou serviço e contar com soluções e auxílio de especialistas no assunto.

 

 

  • Revisão tributária: revise os tributos de todo o seu mix de cadastro de produtos, desse modo, você tem uma visão de quanto paga de imposto por item e consegue fazer um bom aproveitamento comercial;

 

  • Controle de estoque: valide o fluxo de entradas e saídas do seu estoque. Métricas como a curva ABC dos seus produtos te ajudarão a melhorar a performance dos itens que tem pouca saída.

 

  • Defina o seu ICP: identifique o seu ideal customer profile = perfil de cliente ideal. Saber para quem você vende te possibilita definir estratégias de marketing digital, e também qual a estratégia fiscal a empresa adotará. Lembre-se que os tributos nas vendas para pessoa jurídica são diferentes dos que incidem nas vendas para consumidor final (PF).

 

  • Canais de vendas: prepare todos os canais para absorver a alta demanda do período.

 

  • Acredite na sua experiência: provavelmente, você já tem a vivência necessária para campanhas de venda, portanto, nossa dica final é estabelecer um planejamento considerando as vendas do último período como base para que você organize os demais pontos. Desse modo, sua estratégia fica mais robusta e você fica preparado para lidar com as adversidades. À vezes, nem tudo sai como planejado, mas acreditamos que um bom planejamento também provisiona tais acontecimentos.

 

Boas vendas!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp