A proteção de dados pessoais e gestão da segurança da informação para pequenos e médios negócios

A transformação digital representa a fundação para que empresas de qualquer tamanho tenham uma presença eletrônica consolidada e consigam suportar o caminho para inovação. Com isso, a segurança da informação se torna um fator fundamental para o sucesso de uma relação de confiança entre clientes e empresas.

O cidadão é o dono dos dados. Portanto, a proteção de dados pessoais em todas as formas, dos bancos de dados digitais até uma senha escrita em um pedaço de papel, deve ser levada muito a sério.

A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, que estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais de clientes, empregados, terceirizados e fornecedores, possui penalidades aplicáveis às empresas que violarem o sigilo dos dados que mantêm sob custódia. Segundo texto da lei brasileira, a penalidade pode variar de uma advertência com indicação de prazo para medidas corretivas à multa no valor de 2% do faturamento da empresa de direito privado, grupo ou aglomerado no Brasil, limitada a um total de R$ 50 milhões por infração.

O que assegura o tratamento de dados, antes de quaisquer legislações, é o compromisso com uma política de segurança digital e governança de dados pessoais e sensíveis, que se faz necessidade básica para manter o ambiente do trabalho, na esfera digital, mais consciente, seguro e que respeita a privacidade dos integrantes.

A nossa responsabilidade diariamente é promover treinamentos para antecipar e prevenir riscos de vazamento de dados dos nossos clientes, mitigar possíveis erros e proteger de forma correta as informações que circulam diariamente na nossa empresa, a partir do princípio Privacy by Design. O conceito foi desenvolvido nos anos 90 por Ann Cavoukian, Comissária de Privacidade e Informação de Ontário, uma província do Canadá. Para abordar os efeitos cada vez maiores e sistêmicos de Tecnologias de Informação e Comunicação e de sistemas de dados em rede em larga escala, Cavoukian estabeleceu que a garantia de privacidade deve idealmente se tornar padrão de uma organização no modelo da operação. O lema é: privacidade em primeiro lugar. É uma transformação cultural, que promove maior transparência e tem impacto reputacional muito relevante.

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