Liderança, o espelho da cultura de uma empresa.

Por diversas vezes, os líderes se perguntam: como engajar o time na jornada da cultura da empresa? Essa autorreflexão da liderança tem impacto direto na prosperidade dos negócios e na carreira de todos. A cultura de uma empresa é o fio condutor para o crescimento de um negócio, afinal, ela é o que acontece quando o dono não está.

 

Sabemos que o crescimento de uma empresa está diretamente associado a resultados, entretanto, não somente ligados ao aumento de receitas, melhoria nas margens de produto e aumento de lucratividade, mas também no papel da liderança do RH, que garante o alinhamento das necessidades do negócio com autonomia e estratégia junto aos colaboradores. O resultado de uma empresa em constante desenvolvimento se apresenta por meio de novas oportunidades e, consequentemente, evolução de carreira.

 

O líder deve buscar, constantemente, autoconhecimento. Desse modo, conhecendo a si e observando o compartimento alheio, ele é capaz de destravar o potencial das pessoas e agregar mais valor ao negócio. No último mês, tive a oportunidade de participar de um encontro com diversos líderes de empresas brasileiras em segmentos diversos, e durante todas as conversas naquela ocasião, notei que a grande dor dos líderes era a autorresponsabilidade. As pessoas têm o costume de colocar a “culpa” de algo que não funcionou no outro, e esquecem de assumir o protagonismo dos próprios atos. Por isso, a importância de ter conhecimento sobre as próprias habilidades e os próprios limites.

 

Meu propósito é tornar a contabilidade transparente por meio da tecnologia, e atuar como facilitador da operação do cliente num modelo livre de burocracia. O senso de propósito da liderança deve ser absorvido, também, por todos os liderados. Para qualquer empresa garantir que os funcionários assimilem a cultura, a liderança, com o apoio do RH, deve deixar claro a gestão de metas por área, o desempenho de produtividade de cada um, o plano de desenvolvimento de carreira, os feedbacks e elogios, a rotina frequente de reuniões de alinhamento etc. Em um ambiente onde todos têm clareza do papel que desempenham, há uma grande chance de sucesso nas diretrizes estabelecidas para alcançar a felicidade de todos e êxito nos planos dos negócios.

 

É essencial que a cultura da empresa esteja clara para todos, e seja revisitada de tempo em tempos, uma vez que a evolução de um negócio sempre trará novos cenários e situações. Quanto mais informações a empresa oferecer sobre ela mesma, mais conectadas as pessoas se sentiram a ela. E quando a prática de contar as histórias da empresa se tornar uma rotina, mais pessoas estarão praticando e passando adiante a cultura do negócio. É a partir daí que surgem os seus guardiões da cultura: pessoas chaves que entendem e praticam a cultura da empresa, e que apoiam a liderança.

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