Planejamento societário como fator determinante do sucesso de um negócio

O empreendedorismo no país vem crescendo de forma desenfreada nos últimos anos. De acordo com o Ministério da Economia, o número de novas empresas abertas em 2020 bateu recorde, fechando o ano com mais de 20 milhões de negócios ativos, o que representa um aumento de 6% em comparação com 2019. No cenário das (MEIs), este crescimento é ainda mais expressivo com aumento de 8,4% em relação ao ano anterior, ou seja, mais de 2,5 milhões de novos registros.

Em qualquer sociedade empresarial, o processo paralegal, que organiza o quadro societário de uma empresa, é o primeiro passo para a constituição do negócio. Todo o planejamento estratégico para definir o perfil da nova empresa, tipo jurídico e regime tributário deve ser conduzido visando sempre a segurança jurídica, boa relação entre os sócios e a preservação do patrimônio. Por consequência, aumenta a chance de sucesso e vida longa – e lucrativa – ao negócio.

É de responsabilidade do contador manter a situação da empresa regular, nas esferas federais, estaduais e municipais, para que os sócios não tenham impedimentos no momento de fechar contratos e realizar vendas. Os processos administrativos de naturezas diversas são acompanhados pela área societária, que esclarece as proteções legais previstas na legislação brasileira, incluindo o envolvimento da pessoa física dos sócios.

Para empresas já constituídas, por exemplo, o papel da contabilidade de orientar, planejar e assessorar empresários e empreendedores é extremamente importante para que a empresa tenha saúde financeira, e consiga trilhar o caminho para alcançar os objetivos e metas estabelecidas.

No Brasil, com a recessão econômica impulsionada pela pandemia, que fechou aproximadamente 8 milhões de postos de trabalho no Brasil, a alternativa para uma grande parcela de profissionais afetados foi reinventar a carreira e a profissão a partir do empreendedorismo. Este fenômeno, econômico e social, movimenta os mercados e estimula a abertura de novas empresas.

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