Planejamento tributário: inteligência no negócio para lucrar até 20% mais

Planejamento tributário

No mês de janeiro é celebrado o dia do empresário contábil, um profissional que é essencial para a prosperidade dos negócios, e tem papel importantíssimo no universo dos empreendedores.

Para qualquer negócio crescer, é essencial que ele esteja em conformidade legal com o fisco. Para tanto, é necessário que o empresário esteja amparado por um bom planejamento tributário.

O planejamento tributário ajuda a identificar os tributos voltados para cada tipo de negócio. Por exemplo: uma empresa prestadora de serviços não pagará os mesmos impostos que uma empresa de produtos. Isso quer dizer que, em alguns casos, é possível usufruir da isenção de impostos e outros custos tributários.

O contador é o responsável pelos processos operacionais – e burocráticos – para manter as empresas na legalidade, e por consequência, aptas a prosperarem.

A metodologia que aplicamos nas nossas entregas, a contabilidade consultiva, assegura que o negócio esteja com a saúde em dia: a partir da análise de dados, o contador trabalha para evitar que qualquer problema aconteça, com foco em entregar a solução certa para prevenir uma situação prejudicial para os donos de empresas.

Um grande trunfo do profissional de ciências contábeis é trabalhar para que os empresários diminuam o pagamento de tributos de forma legal, por meio do planejamento tributário. Ao obter e gerenciar informações valiosas das empresas, o contador consegue acrescentar inteligência ao negócio, e dessa forma, reduzir custos e melhorar o resultado dos negócios.

Com o grande aumento da carga tributária no Brasil nos últimos anos, as empresas precisam ficar cada vez mais atentas a esses custos tributários e buscar formas legais para tornar o resultado da sua empresa satisfatório.

Tivemos um caso de sucesso recentemente, e por motivos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), protegeremos as informações da empresa.

Quando analisamos a situação do cliente, a empresa dele estava com uma carga tributária de 24% em 2021. Em janeiro de 2022, com planejamento tributário adequado, reduzimos mais de 9% os valores pagos em tributos pelo empresário.

 

A empresa chegou a ter carga tributária de 24% em 2021, e em janeiro de 2022, com planejamento tributário adequado, ela reduziu mais de 9%.

 

Quais são os tipos de planejamento tributário?

Operacional: No planejamento operacional utiliza-se procedimentos prescritos por lei dentro de um negócio, visando o cumprimento das obrigações fiscais. Esse modelo de desenvolvimento atende às normas vigentes, incluindo tarefas, como a correta escrituração e o pagamento dos tributos dentro do prazo nas rotinas de trabalho. Este planejamento é elaborado para períodos de 3 a 6 meses.

 

Estratégico: Todo empresário quer ver o negócio crescer a longo prazo. Porém, os bons resultados não são alcançados de uma hora para a outra. No planejamento estratégico são definidos os propósitos pensando nos benefícios a longo prazo para a empresa. Tem por objetivo a projeção do futuro do negócio, e contribui para a definição da visão, missão, e valores da organização.

 

Todas as situações devem ser levadas em consideração na hora de optar pelo regime de tributação, identificando oportunidades de redução de custo tributário. Um exemplo é utilizar a inteligência tributária para reduzir impostos por meio de investimento em capacitação profissional. Reduzir legalmente o valor da carga tributária e paralelamente manter uma equipe capacitada, atualizada e comprometida traz benefícios em todas as áreas operacionais de uma empresa. Leia aqui mais detalhes sobre esse assunto, em outro artigo do nosso blog sobre esse tema.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp