As áreas de negócios de todas as empresas, desde finanças, recursos humanos, marketing, logística, vendas ou atendimento a clientes, vêm sofrendo mudanças significativas por conta da ruptura de mercados com a transformação digital.
No mundo digital, os softwares se tornaram grandes protagonistas no engajamento das empresas com clientes e prospects. E para reter e conquistar, principalmente novos clientes, a escolha certa na adoção de novas tecnologias tem impacto direto no sucesso das vendas. Aqui na RCN, por exemplo, utilizamos o Pipedrive, uma ferramenta 100% em nuvem de gerenciamento de relacionamento com clientes de vendas. Além disso, profissionalizamos a nossa área de marketing para escalarmos o ecossistema de vendas indiretas. O Google Analytics, por exemplo, é um grande medidor de estatísticas de campanhas que promovemos, e esses dados nos ajudam a direcionar melhoras as nossas estratégias para chegar no nosso cliente ideal e realizar uma venda.
O que diferencia uma empresa ou outra de chegar no seu consumidor é a velocidade em que ela se prepara e se apresenta para o possível cliente. Essa velocidade se intensificou na última década, e assistimos a uma disrupção na maneira de vender: é preciso pensar diferente todos os dias e se adaptar a um mundo de conexão instantânea e de colaboração social intensa.
Recentemente, finalizei a leitura do livro do Alfredo Soares – empreendedor brasileiro e autor do livro Bora Varejo. A mensagem do livro é clara: o jogo mudou, e agora os empresários e empreendedores precisam revolucionar a mentalidade e fazer diferente para se destacar. No mundo de hoje, a inovação tem que estar na pauta dia a dia a dia do negócio, caso contrário, ele não sobreviverá.